quinta-feira, 4 de março de 2010

Meu voo cancelado? POR QUE?

MEU VOO? CANCELADO? PORQUE?

Depois que você confirma a resposta para essas duas primeiras perguntas, a terceira ainda fica sem resposta. Porque?
Em primeiro lugar, tire da sua cabeça essa idéia que seu voo foi cancelado porque estava muito vazio. Isso é tão difícil de acontecer quanto a infraero consertar todas as goteiras do galeão. A explicação é simples: todo voo segue para um determinado aeroporto para assumir outro voo lá, e se ele é cancelado na origem, prejudica toda a malha.

Então, ae vão alguns motivos básicos!

1-Manutenção:
Não tem jeito, se a equipe de mecânicos não liberar o avião e não tiver nenhum outro disponível no solo, algum voo vai ser prejudicado. As vezes nem foi o avião do seu voo que deu problema, mas a cia aérea pode trocar as aeronaves se for vantojoso. Eles vão analisar as rotas, o número de passageiros em conexão, enfim, o que for melhor para a maioria vai ser feito. O pior é quando você faz parte da minoria e acaba pagando o pato.
2-Meteorologia:
Passageiros que têm o hábito de viajar para determinadas cidades já estão até acostumados com isso. No inverno é a região sul com nevoeiros, o Santos Dumont, que se alguem jogar um copo d'agua pro alto ele fecha, guarulhos com as chuvas fortes, etc. Nesses casos a cia aérea costuma manter o voo ativo o máximo de tempo possível, mas quando começa a atrapalhar muito a malha, os voos começam a ser cancelados e os aviões seguirem para outras cidades onde as condições são melhores. Afinal, avião no solo é prejuízo. Se o aeroporto fechado for o seu, a conta é simples: se não tem avião chegando, não tem avião pra sair.
3-Atraso em rota:
Se o avião que faz seu voo está chegando muito atrasado independente do motivo do atraso na origem, pode ter certeza que tem alguém da cia aérea vigiando essa rota. Em algumas situações a melhor decisão a ser tomada é cancelar uma etapa desse voo e acabar com todo o atraso que ele estava gerando na malha para o resto do dia. Essa decisão pode até parecer um "tiro no pé", mas nem sempre é. Você prejudica alguns passageiros da etapa que foi cancelada, mas deixa de prejudicar uma quantidade muito maior no decorrer do dia devido o atraso, principalmente os que têm conexão e as perderiam.

VALE LEMBRAR!
Já está valendo a nova norma da ANAC, que determina a identificação de TODOS os passageiros no portão de embarque, o famoso "cara, crachá". São válidos os documentos oficiais com foto como: identidade, carteira profissional, CNH, passaporte e para menores de idade, a certidão de nascimento.

3 comentários:

  1. Francisco de Assis Pegoraro17 de janeiro de 2011 22:52

    Post muito esclarecedor, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Francisco de Assis Pegoraro17 de janeiro de 2011 22:53

    Post muito esclarecedor, parabéns!

    ResponderExcluir