domingo, 21 de março de 2010

Por trás de um voo.

Me recordo bem da primeira vez que viajei de avião. Estava indo para Aracaju e não fazia a menor idéia de tudo que acontecia antes, durante e depois para que aquele simples voo saísse no horário, com todos os passageiros embarcados e satisfeitos. Check-in, bagagens, embarque, desembarque, conexão, escala, etc. Alguns anos depois me vejo trabalhando e por dentro de tudo que se passa no que diz respeito ao citado.
Vale explicar e detalhar um pouco o que se passa. Na prática é apaixonante, divertido, corrido e vale muito a pena! Vamos por etapas.

Antes do voo:
Existe uma pessoa ou equipe responsável só por observar os voos chegando e saindo no aeroporto e tentar resolver qualquer problema que surja referente a esses voos. Eles multiplicam todas as informações para a equipe de check-in, de embarque, da loja, etc.
Hoje, na TAM, existe um setor chamado Edditing que 24hrs antes do voo já regulariza todos os erros de bilhete, reserva e aloca assentos juntos para famílias, evitando problemas no dia seguinte enquanto o check-in está aberto. Esse procedimento reduz em média os atendimentos de 01min para 25seg.

Check-in:
Esta é talvez a parte mais fácil da viagem. A equipe de check-in faz seu atendimento mediante apresentação de documento, etiqueta sua bagagem e lhe entrega o cartão de embarque. Simples assim.

Bagagem:
Em voos domésticos, sua bagagem é etiquetada até o destino final. Independente do número de escalar ou conexões que você faça, só pega a mala no destino final. Quando é feito o check-in, a bagagem desce a esteira e chega a "local", onde existem funcionários responsáveis por separá-las por voos. Depois elas seguem num trator para baixo do avião, e são colocadas nos porões pelos funcionários denominados "rampa".

Documentação do voo:
A sigla DOV, significa Despachante Operacional de Voo. Esse também é conhecido também como um "comandante que não voa". Ele é responsável por preparar todos os documentos que serão entregues ao comandante, e a equipe de carregamento de bagagens. Dentre esses papéis estão a navegação, meteorologia, instrução de carregamento, take off data, balance, que são praticamente os olhos da tripulação técnica, e boa parte da segurança do voo está nesses documentos.

Embarque:
Esta é a parte mais dinâmica! Dentro da sala de embarque, os despachantes ficam responsáveis pela atualização dos números de portões, recebem o avião, coordenam o desembarque, o início do embarque e resolvem todos os problemas que possam ser criados a bordo como duplicidade de assentos, famílias sentadas separadas, auxiliam a tripulação no que for necessário para o voo e etc. Os despachantes também ficam pela sala de embarque procurando passageiros faltantes dos voos que eventualmente estejam "perdidos". Tudo isso é feito numa corrida contra o tempo para que o voo saia no horário.

Durante o voo:
Fica por responsabilidade da tripulação servir, manter a ordem e segurança durante todo o voo.


Desembarque:
Na chegada a esteira de bagagens, você aguarda sua mala sair na esteira, o que é feito pela equipe de "rampa", aquela mesma que colocou sua bagagem no porão. Qualquer problema referente a seus volumes despachados é resolvido com os funcionários do "setor de bagagens". Extravio, bagagem danificada, molhada, violada, etc.



Depois de tudo isso e muito mais, encerra o ciclo do seu voo com a expectativa de que tudo tenha ocorrido bem e que essa experiência seja maravilhosa especialmente para quem está realizando um sonho em viajar de avião.


Nenhum comentário:

Postar um comentário